Cacau paraense é destaque em Festival Internacional

Cacau paraense é destaque em Festival Internacional
Vinte expositores do Pará marcaram presença no evento - que se encerrou no último domingo (24) - e aproveitaram para fechar negócios e estabelecer novos contatos.
Produtora de cacau orgânico e chocolatier da marca Cacau Xingu, com sede no município de Brasil Novo, Jiovana Lunelli levou seus produtos e agradeceu a oportunidade de apresentar o chocolate da região do Xingu para o mundo.
“No Festival não havia só representantes do Brasil, mas chefs internacionais que foram nos estandes conhecer o nosso chocolate; então, é uma oportunidade de vendas e de mais negócios. Vimos pessoas degustando o chocolate e achando incrível, pois o terruá do Pará é diferenciado e isso é constatado: é frutado e floral, é diferente de outras regiões do país”, ressaltou a produtora.

O encontro entre profissionais do segmento permitiu possibilidade de crescimento e valorização das pequenas marcas, como observou Lunelli. “Quando você vai ao festival, tem a dimensão do que é isso, volta com mais vontade de trabalhar e de crescer; nos enche de orgulho de saber que a gente está numa região tão longe das capitais e, ao mesmo tempo, tão perto do centro consumidor, isso é o que o festival nos traz”, opinou a produtora.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau) da Sedap, o engenheiro agrônomo Ivaldo Santana, avaliou como positiva a participação do Pará e disse que os produtores puderam mostrar a qualidade da amêndoa de cacau oriunda do estado.
“O público demonstrou um grande interesse pela amêndoa produzida no nosso estado. Nossos produtores mostraram a qualidade do que é produzido aqui no Pará. Muita gente já tinha ouvido falar da produção cacaueira no estado e da qualidade dessa produção, do empenho do Pará em produzir um cacau sustentável".
Além dos 20 produtores que participaram da programação, a comitiva paraense contou com a participação de servidores do Procacau da Sedap e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, que prestigiou a cerimônia de abertura do evento.
Fonte: Jornal do Agro