Ruas e avenidas: Qual o papel da prefeitura com a infraestrutura da cidade?

Maio 17, 2023 - 21:02
Maio 17, 2023 - 23:54
 0
Ruas e avenidas: Qual o papel da prefeitura com a infraestrutura da cidade?

Conheça as atribuições do município, além da pavimentação e manutenção de ruas e avenidas.

A melhoria da infraestrutura de ruas e avenidas da cidade é responsabilidade do prefeito e tem que estar de acordo com projeto de engenharia. Além de determinar o tráfego que irá usar a via durante o tempo determinado.

Além disso, antes da prefeitura iniciar qualquer obra, são necessários vários procedimentos que implicam na qualidade do serviço a ser executado. Por exemplo, o que fazer para evitar que o asfalto de uma rua ou avenida fique com falhas ou cheia de buracos. Ou seja, antes do município  iniciar qualquer obra na cidade, ela precisa de planejamento. Com a pavimentação das ruas não é diferente. Portanto, é necessário que seja construído um sistema de galerias para escoar as águas das chuvas. A administração municipal tem que aliar o asfalto com a drenagem da da cidade. 

Não adianta ter um bom projeto de pavimentação e uma boa geometria se não há um projeto de drenagem. A drenagem não se resume apenas ao meio-fio e às sarjetas, existe a drenagem profunda também, então é preciso ter um bom projeto de drenagem para garantir a qualidade do projeto de pavimento”. 

Também é dever da prefeitura fazer a manutenção das ruas pavimentadas, além de instalar a sinalização para informa e orienta os usuários das vias públicas. Isso irá garantir que os motoristas e pedestres utilizem a via de forma mais segura.

Em Porto Velho, por exemplo, a grande maioria das pavimentações asfáltica são realizadas sem o sistema de drenagem – em pouco tempo, haverá prejuízo e transtorno para a população. O município de Porto Velho, é um dos municípios mais extensos do país.

A Rua Gaspar Aleixo Silva, no bairro Planalto, onde fica a igreja Nossa Senhora da Abadia, o problema já é habitualmente conhecido: rua de terra com intenso tráfego, inclusive de veículos pesados – os resultados todos já sabem – buracos, valas, atoleiros e poças gigantes. Certamente, causando transtorno a população, além de danificar os veículos.

Quem mora na rua sabe que apenas algumas caçambas de cascalho, compactadas com rolo, resolveria o problema. Mas, infelizmente, à enorme e ineficiente estrutura burocrática da prefeitura não permite resolver o problema.

Pergunta que não quer calar: o que sai mais barato, os moradores arcar com a responsabilidade e mandar arrumar a rua, ou esperar a boa vontade dos políticos para que eles mandem arrumar a rua?