Entenda Por que há falta de conbustivel na Argentina e o que pode acontecer amanhã, dia 1º de novembro

Outubro 31, 2023 - 07:56
 0
Entenda Por que há falta de conbustivel na Argentina e o que pode acontecer amanhã, dia 1º de novembro

Desde o último domingo (29), a escassez de gasolina que vinha sendo notada em municípios do interior da Argentina, se espalhou por todo país e atingiu em cheio a capital, Buenos Aires.

Matéria publicada na Revista Crusoé, assinada pelo jornalista Caio Mattos, revela o que pode acontecer nesta quarta-feira (1º de novembro) na Argentina, onde o cenário é cada vez pior:

“O motivo para a falta de combustíveis é o controle de preços imposto pelo governo nacional como tentativa de conter a inflação em meio às eleições presidenciais. O candidato governista e ministro da Economia, Sergio Massa, disputa o segundo turno contra o libertário Javier Milei no dia 19 de novembro.
No início deste mês, o preço do barril de petróleo Brent estava a 97 dólares, mas era vendido na Argentina por 56 dólares.

O controle de preço eleva a demanda acima da capacidade de abastecimento e, assim, levou à falta de combustíveis.

Massa até então tem eficientemente vendido a imagem de não ser responsável pela crise econômica, embora o seja.

Ele declarou ontem que, caso as petrolíferas não abasteçam o mercado interno, o governo irá restringir as exportações a partir do dia depois de amanhã, quarta-feira, 1º de novembro.

Ou seja, a Argentina poderá perder mais um meio de adquirir os tão necessários dólares para conter a inflação.

A expectativa é que o mercado seja abastecido pelas importações, mas as petrolíferas privadas pedem uma correção do preço em 20%.

Em outras palavras, o país pode não só perder um meio de adquirir dólares, com a eventual restrição a importações, como também vai perder reservas com o aumento da dívida dos importadores.”