Pentacampeão do mundo, é surpreendido com bloqueio de conta e penhora até de medalhas

O ex-jogador do Corinthians e comentarista da Jovem Pan Vampeta era conhecido por sua habilidade nos gramados.
Mas, no assoalho duro do fórum, a magistrada Renata Couto da Costa desarmou a defesa jurídica do pentacampeão mundial com a Seleção e o condenou a pagar uma dívida de R$ 294.000,00 com a escola Castanheiras localizada em Santana do Parnaíba, na grande São Paulo.
As filhas do jogador estudaram lá e as mensalidades não foram pagas.
Como o processo já transitou em julgado, Vampeta e sua ex-esposa Roberta Soares não podem mais recorrer em relação ao mérito.
A juíza deferiu o pedido da escola penhorando os prêmios conquistados pelo ex-atleta ao longo de sua carreira, apontando as medalhas do pentacampeonato da seleção em 2002, da Copa América de 1999, do título mundial do Corinthians em 2000 e dos Campeonatos Brasileiros de 98 e 99.
A penhora vai além, incluindo imóveis e até utensílios e eletrodomésticos da residência de Vampeta.
Em 2022, a justiça havia tentado um bloqueio das contas bancárias do ex-jogador, mas o valor localizado foi pouco mais de R$ 3.000,00. Ainda assim, a magistrada determinou que o valor fosse transferido para a escola a fim de abater a dívida.
Vampeta tentou se esquivar dizendo que a responsabilidade seria da mãe, Roberta Soares, justificando que ele pagava pensão para ex-esposa.
"Os genitores se obrigam, de modo conjunto, a satisfação de determinadas obrigações familiares. A obrigação relativa manutenção dos filhos no ensino regular é, sem dúvida alguma de ambos os pais, o que é evidenciado pelo estatuto da criança e do adolescente”, disse a juíza.
Que situação...