Totens: Não se preocupe, é para sua segurança! Será mesmo?

Maio 17, 2023 - 20:56
Maio 18, 2023 - 00:03
 0
Totens: Não se preocupe, é para sua segurança! Será mesmo?

Essa conversa de político querendo cuidar da segurança da população não é nova, nem cheira bem. Onde foi que eu já ouvi isso mesmo?

Na verdade essa desculpa deslavada data do início dos governos e se manifesta nos regimes mais autoritários.

O medo é uma estratégia frequentemente usada por políticos para submeter a população sob seu domínio. Essa é uma estratégia tão antiga quanto do surgimento dos impérios no planeta Terra.
As desculpas são muitas, mas o resultado é sempre o mesmo: aumento do poder estatal e esmagamento do cidadão comum.

Essa pressão se manifesta em aumento de impostos e de leis coercitivas, que logo descambam para aumento da repressão, com prisões, torturas e inclusive podendo chegar até a morte de cidadãos comuns. Bem, muito disso já vem ocorrendo no Brasil.

Mas, dentre as estratégias recentemente usadas para imputar medo nas pessoas e alavancar o poder de políticos e burocratas, podemos citar a guerra contra outros povos (como no caso da Rússia e Ucrânia), as ações estatais durante a pandemia ao redor do mundo quase todo (excetuando a Suíça e outros poucos casos), o aumento da violência civil no Brasil, a retórica do “nós contra eles”, amplamente difundida pelo politicamente correto, ligado a pautas ideológicas, entre outros.

E, agora aqui na nossa querida Porto Velho, vem o governo com esse sistema de monitoramento intensivo. Mais uma vez com a desculpa que “é para sua segurança!”.

Sabe daquela história que por onde passa um boi, passa uma boiada?

Pois é, quem poderá garantir que esse sistema de vigilância não será utilizado para monitorar toda a população e não só os bandidos? Aliás, quem são mesmo os bandidos? Muitas vezes são apenas pessoas comuns que discordam do governo!

Quem poderá garantir que esse sistema não evoluirá para monitoramento da velocidade de veículos? Ou se você está sem cinto, ou sem uma mão no volante?

Quem poderá garantir que esse sistema não evoluirá para o controle da situação fiscal das pessoas? Deve uma multa ou um imposto? O sistema vai te pegar!

Quem poderá garantir que esse sistema não será utilizado para perseguição de adversários políticos?

Quem poderá garantir que esse sistema não será utilizado para perseguir pessoas que denunciam horrores, corrupção e desvios de dentro do governo?

Enfim, voltamos aquele paradoxo: “quem controla o controlador?”.

Mas podemos observar justamente o que já acontece na China, onde sistemas de monitoramento semelhantes já funcionam há algum tempo. Lá infelizmente todas as perguntas feitas acima tem respostas das mais trágicas possíveis! Sistemas de monitoramento que vão atribuindo notas de acordo com seu comportamento, assim à medida que você cumpre o que o Partido Comunista te obriga, a pessoa vai ganhando acesso a mais serviços estatais. Há casos também de prisões equivocadas, já que o sistema não tem 100% de acerto.

Então, pelo me

nos a nós o governo não vai enganar! Nós sabemos da verdadeira sanha controladora que está por trás desse tipo de medida autoritária distópica! E quem viaja para outros estados do país sente esse horror: são radares, câmeras e todo um aparato que não garantiu mais segurança à população, mas agora a mantêm refém de medidas cada vez mais autoritárias por parte de políticos e burocratas, que saqueiam os cidadãos com multas cada vez mais sem sentido.

Não há salvação, muito menos redenção por parte do Estado! Não adianta confiar sua segurança a políticos, você vai ficar sem segurança e sem liberdade!

Fonte: Ancap